GPDX - Grupo Português de DX

GPDX - Grupo Português de DX

segunda-feira, 6 de março de 2023

O cartão QSL mais raro do Mundo !


Enclaves estrangeiros no subcontinente indiano

Existem três entidades 'deleted' na lista DXCC do subcontinente indiano. Vamos dar uma olhadela em como essas entidades foram criadas e o que as levou a serem 'deleted'. Todas as três tinha operações de rádio amador, mas uma delas é considerada o mais raro dos "raros".
A partir do século 16, as nações europeias começaram a dirigir-se para o leste nas rotas comerciais para a Índia e o Extremo Oriente. Postos comerciais, fortes e enclaves da Áustria, Suécia, Holanda, Dinamarca, França, Portugal e Inglaterra existiram no subcontinente indiano.
No final da Segunda Guerra Mundial, apenas três potências europeias permaneciam ainda na Índia. A Inglaterra, é claro, que controlava a Índia como o Raj britânico - ou o domínio da coroa britânica sobre o subcontinente Indiano. A Inglaterra dissolveu o Raj britânico em 1947 - tendo isso levado, eventualmente, à Índia de hoje, Paquistão e Bangladesh.
Mas ainda ficaram a Índia francesa e portuguesa. Os franceses estavam na Índia desde 1668, tendo finalmente cedido o seu território à Índia entre 1947 e 1954. Algumas estações de rádio amadoras da Índia francesa operaram durante o período pós-guerra. As estações FN estão na lista de entidades 'deleted' com crédito dado para contactos em ou antes de 31 de outubro de1954.
Os portugueses estavam na Índia desde 1505 e os seus territórios eram Goa, Damão e Diu. Goa era de longe a maior das três áreas - situando-se na costa centro-oeste e as outras duas áreas mais a norte. Após a independência em 1947, a Índia solicitou que os territórios portugueses fossem cedidos à Índia. Portugal recusou-se a negociar a soberania dos seus enclaves. Finalmente, em 19 de dezembro de 1961, o exército indiano invadiu e isso resultou na anexação de Goa, Damão e Diu.
Durante o período pós-guerra, houve algumas operações de rádio amador de Goa. O crédito para esta entidade 'deleted' é concedido para contactos em ou antes de 31 de dezembro de 1961. Isso deixa a entidade DXCC de Damao (Daman) e Diu. Por que é tão rara e seu cartão QSL considerado o mais raro do mundo?
Damão e Diu consistiam em duas áreas separadas divididas pelo Mar Arábico.
Daman era uma cidade costeira enquanto Diu era uma pequena ilha e aldeia.
Foi activado apenas uma vez - em 2 de agosto de 1948, por Willard (Bill) Hunton, W6ODD (ex-XU1AG e MX3AG), um oficial de rádio da Marinha Mercante dos EUA. A operar como W6ODD/CR8 na Ilha de Diu, fez ("mais de 40" segundo uma fonte) ou, por outra, 55 contactos em CW. Operava com 30-50 watts carregando uma antena zepp vertical com um receptor Hammarlund HQ-129X. Segundo outra fonte, ele esteve na ilha apenas dois dias, mas sem outros QSOs adicionais com os Estados Unidos. As QSLs foram enviados, recebidos e enviados ao ARRL, que aceitou sua operação para crédito DXCC. Ele confirmou que esta operação não foi uma operação a bordo (MM). Como tal agora é considerado por muitos como a operação DX e QSL mais rara do mundo. Existem apenas cinco cartões QSL, conhecidos, desta operação, embora ele aparentemente tenha enviado um cartão QSL para cada um dos contactos. Podem ser todos vistos na K8CX QSL Card Gallery.
A dada altura, foi comunicado à ARRL que Damão e Diu cumpriam a distância geograficamente separada de Goa para lhe conferir o estatuto de DXCC separado. Portanto, foi adicionado e 'deleted' no mesmo dia, sendo assim a terceira entidade 'deleted' do subcontinente indiano. Como Goa, o crédito foi dado para contatos em ou antes de 31 de dezembro de 1961.
Uma das histórias DX sobre a operação W6ODD/CR8 é que foi a única entidade não trabalhada pelo lendário DXer Don Wallace, W6AM. A história é que ele estava na altura a trabalhar naquele dia nas suas antenas rômbicas (14 rômbicas na propriedade de Palos Verdes) e disse que o "trabalharia amanhã". Claro, para este não havia "amanhã para as estações dos EUA!" [Se não está familiarizado com o W6AM, sugiro que pesquise no Google]
O exemplar do cartão W6ODD/CR8 pertence ao meu amigo Jim McCook, W6YA. Herdou-o do espólio de W6RR (ex-W6ITA), Gordon Marshall, que foi um dos sortudos a trabalhar Diu. Jim disse-me ter ficado muito surpreso ao verificar as QSLs de Gordon - encontrando esta, bem como QSLs de AC4, FN, CR8 (Goa) e outras especiais no período pós-guerra. Observe o "Pse QSL!"

Aí está - história e raros QSLs do subcontinente indiano!
Para os amantes do cinema da Segunda Guerra Mundial, reveja o filme de 1980 "The Sea
Wolves", um filme com a Índia e Goa - óptimo filme!
73 Rick AI5P

FOTOS

1. Cartão HB9QP/CR8 (Goa) para contato SSB em 20 metros com W0JYW em 11 de outubro de1959.



2. Cartão FN8AD (Índia Francesa) para contato CW em 20 metros com W6VFR em 16 de janeiro de 1950



3. Mapa de Diu (Índia Portuguesa)



4. Cartão W6ODD/CR8 (Ilha de Diu) para contacto CW a 20 metros com W6ITA a 2 de agosto de 1948



Obrigado à Wikipedia, K8CX Ham Gallery, artigo da W4YO "The Question of DX Rarity" na

edição de janeiro de 2017 da CQ Magazine; 'Don C. Wallace, W6AM, pioneiro do rádio

amadorismo DX' por Jan D. Perkins e Jim McCook, W6YA.