O nosso colega António Pedro CT1DGK faleceu no dia 23 de Maio, como membro activo e fundador do grupo merece que sejam apresentadas na nossa página algumas palavras sobre ele e o seu percurso na rádio. Pedimos a outro colega e amigo mais próximo (António Ribeiro CT1DJE) que escrevesse um pequeno texto que publicamos abaixo.
Our radio friend António Pedro CT1DGK has passed away on the 23rd of May. He was one the founding members of GPDX and a keen participant. We asked another fellow ham and close friend of him (António Ribeiro CT1DJE) to write some words about him and his amateur radio life.
The text is presented below only in the original language.
Foi a 23 de Maio de 2018. que António Pedro, CT1DGK, nos deixou para sempre.
O seu interesse pela rádio começa no início dos anos 80 através da Banda do Cidadão, tal como muitos do seu tempo, e é através da estação “Fragata” que dedica horas sem fim a contatar com inúmeros amigos que mais tarde viriam a ser amadores como ele, entre outros o António Mourão (CT1DHF), o Orlando Mascarenhas (CT1DHW, o José Ferreira (CT1DNU), o Carlos Ferreira (DT1DYH) e outros .
Entusiasmado por um colega de trabalho, Carlos Orlando /CT1BY) inicia-se nas artes do radioamadorismo fazendo exame para a então classe C a 08 de Outubro de 1985.
De imediato a sua paixão pelo DX leva-o às bandas de HF, por um lado, e à banda de VHF (2 metros) onde participa numa “roda” de DXers como o CT1TM, CT4IS, CT1AHU, CT1BFN e outros, que aí partilhavam as estações de DX escutadas entre si e permitiam que os colegas pudessem “trabalhar” algumas “figurinhas”, lembremo-nos que à época não existia o packet-cluster. É precisamente com a aparição do packet que se junta a um grupo de amigos (CT1AHU, CT1BWW, CT1CFH, CT1DIZ, CT4UW, CT4NH e outros) e funda em 1995 o Grupo Português de DX no qual participou ativamente ocupando vários cargos diretivos.
Para além do GPDX é sócio da Rede dos Emissores Portugueses, mesmo antes de ser radioamador, onde fez parte de direções e conselho geral. Durante um dos seus mandatos cria os diplomas Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, CTDX100 e Expo98, evento onde participa ativamente na organização duma estação de radioamador (CT98EXPO) no evento sendo um dos seus operadores, bem como na “negociação” com a ANACOM dos prefixos especiais comemorativos da exposição e que estiveram ativos durante todo o ano de 1998.
O seu sentido de “servir” levou-o a participar em inúmeros Jamborees no Ar, quer colaborando com os escuteiros quer com as guias. Ainda e nos escuteiros colaborou na realização de cursos para obtenção de licenças de radioamador, acampamentos e Fiel-Days.
Participou em muitas outras atividades cuja descrição seria fastidiosa.
Por todos estes fatos o radioamadorismo nacional deve-lhe estar grato.
Bem hajas Pedro, não te esqueceremos