GPDX - Grupo Português de DX

GPDX - Grupo Português de DX

quarta-feira, 14 de maio de 2008

CT2IBY/P - Jornada Europeia dos Castelos 2008

CT2IBY/P - Vai participar Jornada Europeia dos Castelos desde o Forte da Carvalha - Arruda dos Vinhos a 18 de Maio, faz parte dos fortes da 1ª Linha de defesas das Linhas de Torres, nova referência para o Diploma dos Castelos e Fortalezas de Portugal, DCFP F-162.
 
Forte da Carvalha
 
Obra militar n.º 10

Situado na freguesia de S. Tiago dos Velhos, é um forte em "forma de estrela", apresenta uma tipologia arquitectónica das mais representativas destas estruturas militares e o seu estado de conservação é considerado relativamente bom.
 
Situado à direita da localidade de Carvalha, a 394 metros de altura. Em 1814 estava ainda artilhado com duas peças de calibre 9 e 4 canhoneiras, e a sua capacidade era para 400 soldados.

Os fortes estavam ligados por uma estrada militar calçada à antiga portuguesa, que ainda apresenta alguns troços de vestígios. Junto ao reduto da Carvalha, existiu um poço aberto para serviço das tropas, conhecido como o Poço dos Militares. Todo o material e artilharia foram retirados para o Arsenal do Exército em 1818.

--
73 e Obrigado , Carlos Nora - CT1END
NNNN
__________________________________________________________
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
A informação contida neste E-Mail pode ser utilizada para consulta
e difusão, na totalidade ou parcial, desde que mencionada a fonte
de origem e que não haja modificações nas suas partes.
__________________________________________________________