GPDX - Grupo Português de DX

GPDX - Grupo Português de DX

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Diplomas CQ e LOTW


CT4NH, CQ AWARDS Manager, PORTUGAL

PRESS RELEASE

24 de Janeiro de 2012


A ARRL e a CQ estabelecem acordo entre o LogBook of The World (LoTW) e o programa de Diplomas (CQ Awards).

(Hicksville, NY e Newington, CT - 24 de Janeiro de 2012)
A CQ Communications, Inc. (CQ) e a ARRL – American Relay League , estebeleceram um acordo para que a base de dados LoTW (da ARRL) sirva oficialmente de suporte ao CQ Awards Program. O acordo foi anunciado hoje pelo ARRL Chief Operating Officer Harold Kramer, WJ1B e o Presidente da CQ Communications,Richard Ross,K2MGA.

O CQ Awards será com efeito o primeiro Programa de Diplomas não-ARRL a ser suportado pelo LoTW , começando com o WPX CQ Award. Dum modo faseado seguir-se-ão os restantes Diplomas da CQ.
O banco de dados interativo LoTW, que permite o registo de QSOs on-line, foi criado em 2003 e foi já adotado por 47.500 radioamadores em todo o mundo, tendo actualmente registados cerca de 400 milhões de contactos.
A data prevista para início da ligação do LoTW ao WPX é 01 de abril de 2012.
Deste modo poderemos utilizar o LoTW para gerar listas de contactos confirmados, que poderão posteriormente ser submetidas para crédito do WPX Award.
As taxas CQ a aplicar,manter-se-ão idênticas às actuais.

O Presidente da ARRL, David Sumner, K1ZZ, fez notar que este passo dá aos radioamadores em todo o mundo a possibilidade de, num formato fácil e barato, obter os créditos necessários para os Diplomas da CQ. Referiu ainda que o aparecimento do LoTW fez disparar o interesse pelo Diploma da ARRL , WAS – Working All States e o VUCC. Prevê-se uma resposta igualmente positiva em relação ao WPX Award da CQ.
Deste modo os radioamadores poderão dedicar mais tempo á operação em detrimento da busca pelo cartão de QSL, para além dos custos que tal significava.

O Presidente da CQ, Richard Ross, K2MGA, declarou ainda que está muito satisfeito com a implementação deste apoio do Logbook of The World, citando, "Desde há vários anos que temos tido excelentes resultados com a confirmação eletronica, e fico contente pelo facto de estarmos agora em condições de poder expandir o CQ Awards Program a todos aqueles que utilizam o LoTW. Estamos ansiosos pelo lançamento do WPX suportado no LoTW, e desde logo poder então incluir os restantes Diplomas".

Aplaudo esta iniciativa visto que tendo estado longos anos no Honor Roll do WPX, sei os custos que implicava a obtenção dos QSLs (que segundo as regras não é necessário apresentar para crédito, mas que podiam ser solicitados a qualquer momento, em caso de dúvida, pelo Manager do WPX, conforme me sucedeu). Também por este facto – custos – deixei de me interessar pelo WPX Award, voltando agora a considerar a hipótese de utilizar o LoTW para crédito.

73 Luis, CT4NH
CQ Awards Manager (Portugal)