O Núcleo de Radioamadores da Armada - NRA, no âmbito da comemoração do seu sexto aniversário, leva a efeito nos próximos dias 26 e 27 de Julho o evento em assunto, o qual pode ser conhecido detalhadamente através do link abaixo ou em www.nra.pt
Gostaríamos que na medida do possível fosse feita divulgação deste evento.
http://www.nra.pt/php/bdDFG.php?lang=en&cY=&uLog=&mID=
O Núcleo de Radioamadores da Armada nas comemorações do 6º aniversário vai activar nos próximos dias 26 e 27 de Julho a estação especial CS8DFG a bordo da fragata 'D. Fernando II e Glória'.
A fragata 'D. Fernando II e Glória' foi construída em teca no estaleiro da velha colónia portuguesa de Damão (perto do Bombaim, na ĺndia) como o último grande navio localmente construído para a Marinha Portuguesa. Depois de lançada ao mar em 1843 a fragata foi conduzida para Goa onde foi ajustada como um navio de navegação completamente aparelhado. A sua viagem inaugural, de Goa a Lisboa, realizou-se em 1845 e durante os próximos 33 anos 'D. Fernando II e Glória' faz numerosas viagens de Portugal às colónias na ĺndia, a Moçambique e a Angola. Ela foi o último navio de guerra na tão famosa 'Carreira da ĺndia', a rota militar que ligou Portugal às colónias asiáticas durante mais de três séculos. Em 1865 ela substituiu o navio 'Vasco da Gama' como o navio escola de artilharia da marinha.
No papel de treinamento de bandeiras 'D. Fernando II e Glória' fez a sua última viagem em 1878 aos Açores, sendo a última fragata à vela a servir na Marinha Portuguesa. Foi durante esta última viagem que ela resgatou a tripulação do navio americano 'Lawrence Boston' que teve um incêndio a bordo à saída do arquipélago. A antiga fragata continuou a servir na Escola de Artilharia Naval até 1938, tendo sido substancialmente remodelado para este papel em 1889. Nessa altura foi transferida para a Instituição 'Fragata D. Fernando II e Glória' para servir no Tejo para educação geral e náutica dos filhos das famílias mais pobres. Ela foi parcialmente destruída pelo fogo em 1963 e acabou encalhada no fundo lodoso do rio.
O espectacular renascimento de 'D. Fernando II e Glória' começou com a assinatura em Outubro de 1990 de um protocolo entre a Marinha Portuguesas e a Comissão Nacional da Comemoração das Descobertas Portuguesas. O navio foi colocado novamente aos cuidados da Marinha (Arsenal do Alfeite) e a restauração e a reedificação foi concedida ao estaleiro 'Ria-Marine' em Aveiro. Em Janeiro de 1992 os destroços de 'D. Fernando II e Glória' foram removidos da lama onde tinham estado durante quase trinta anos. Com contribuições financeiras do governo, companhias e fundações, o trabalho de reconstrução do casco foi executado durante os seguintes cinco anos. O navio foi devolvido a Lisboa em 1997 para concluir a restauração. 'D. Fernando II e Glória' é novamente um navio da Marinha Portuguesa, serviu de atracção importante da Exposição Mundial de 1998. O navio encontra-se na doca 2 da ex 'Parry and Son' em Cacilhas.
A estação especial CS8DFG estará activa das 0800z às 1900z dos dias 26 e 27 de Julho de 2008. Serão utilizadas as frequências (±5KHz) de 3.512, 7.012 e 14.012 KHz para CW e 3.690, 7.060 e 14.180 KHz para SSB. Em ambos os dias a actividade será interrompida das 1130z às 1300z.
O NRA vai emitir um diploma e uma QSL dedicados ao evento. O diploma será acompanhado de um artigo sobre a fragata 'D. Fernando II e Glória' e tem o custo simbólico de 5€ (despesas de envio incluídas). Os pedidos devem ser enviados ao Manager para QSL e Diplomas do NRA até ao dia 01 de Setembro de 2008.
73
On the behalf of Board director,
I am António Gamito, CT1CZT
Gostaríamos que na medida do possível fosse feita divulgação deste evento.
http://www.nra.pt/php/bdDFG.php?lang=en&cY=&uLog=&mID=
O Núcleo de Radioamadores da Armada nas comemorações do 6º aniversário vai activar nos próximos dias 26 e 27 de Julho a estação especial CS8DFG a bordo da fragata 'D. Fernando II e Glória'.
A fragata 'D. Fernando II e Glória' foi construída em teca no estaleiro da velha colónia portuguesa de Damão (perto do Bombaim, na ĺndia) como o último grande navio localmente construído para a Marinha Portuguesa. Depois de lançada ao mar em 1843 a fragata foi conduzida para Goa onde foi ajustada como um navio de navegação completamente aparelhado. A sua viagem inaugural, de Goa a Lisboa, realizou-se em 1845 e durante os próximos 33 anos 'D. Fernando II e Glória' faz numerosas viagens de Portugal às colónias na ĺndia, a Moçambique e a Angola. Ela foi o último navio de guerra na tão famosa 'Carreira da ĺndia', a rota militar que ligou Portugal às colónias asiáticas durante mais de três séculos. Em 1865 ela substituiu o navio 'Vasco da Gama' como o navio escola de artilharia da marinha.
No papel de treinamento de bandeiras 'D. Fernando II e Glória' fez a sua última viagem em 1878 aos Açores, sendo a última fragata à vela a servir na Marinha Portuguesa. Foi durante esta última viagem que ela resgatou a tripulação do navio americano 'Lawrence Boston' que teve um incêndio a bordo à saída do arquipélago. A antiga fragata continuou a servir na Escola de Artilharia Naval até 1938, tendo sido substancialmente remodelado para este papel em 1889. Nessa altura foi transferida para a Instituição 'Fragata D. Fernando II e Glória' para servir no Tejo para educação geral e náutica dos filhos das famílias mais pobres. Ela foi parcialmente destruída pelo fogo em 1963 e acabou encalhada no fundo lodoso do rio.
O espectacular renascimento de 'D. Fernando II e Glória' começou com a assinatura em Outubro de 1990 de um protocolo entre a Marinha Portuguesas e a Comissão Nacional da Comemoração das Descobertas Portuguesas. O navio foi colocado novamente aos cuidados da Marinha (Arsenal do Alfeite) e a restauração e a reedificação foi concedida ao estaleiro 'Ria-Marine' em Aveiro. Em Janeiro de 1992 os destroços de 'D. Fernando II e Glória' foram removidos da lama onde tinham estado durante quase trinta anos. Com contribuições financeiras do governo, companhias e fundações, o trabalho de reconstrução do casco foi executado durante os seguintes cinco anos. O navio foi devolvido a Lisboa em 1997 para concluir a restauração. 'D. Fernando II e Glória' é novamente um navio da Marinha Portuguesa, serviu de atracção importante da Exposição Mundial de 1998. O navio encontra-se na doca 2 da ex 'Parry and Son' em Cacilhas.
A estação especial CS8DFG estará activa das 0800z às 1900z dos dias 26 e 27 de Julho de 2008. Serão utilizadas as frequências (±5KHz) de 3.512, 7.012 e 14.012 KHz para CW e 3.690, 7.060 e 14.180 KHz para SSB. Em ambos os dias a actividade será interrompida das 1130z às 1300z.
O NRA vai emitir um diploma e uma QSL dedicados ao evento. O diploma será acompanhado de um artigo sobre a fragata 'D. Fernando II e Glória' e tem o custo simbólico de 5€ (despesas de envio incluídas). Os pedidos devem ser enviados ao Manager para QSL e Diplomas do NRA até ao dia 01 de Setembro de 2008.
73
On the behalf of Board director,
I am António Gamito, CT1CZT
--
73 e Obrigado , Carlos Nora - CT1END
Presidente de Direcção da REP
TM 963 076 931
NNNN
__________________________________________________________
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
A informação contida neste E-Mail pode ser utilizada para consulta
e difusão, na totalidade ou parcial, desde que mencionada a fonte
de origem e que não haja modificações nas suas partes.
__________________________________________________________
Rede dos Emissores Portugueses
Fundada em 1926
Membro da IARU desde 1931
Instituição de Utilidade Pública desde 1980
Associação Nacional de Radioamadores
Página na Internet em http://www.rep.pt
Membro ARISS-Europa
___________________________________________________________
E-Mail e MSN: carlosnora.ct1end@gmail.com
AHRAP-Historical Archive of the Portuguese Amateur Radio : http://ahrap.no.sapo.pt
____________________________________________________________